Trauma e Conexão: Como o outro pode nos ajudar

 

Ao vivenciarmos eventos traumáticos, é comum nos sentirmos desconectados de nós mesmos e dos outros. Partes de nós se perdem, se desconectam e é preciso, então, buscar religar essas partes internas para iniciar o processo de cura. Nessa jornada, é possível que encontremos pessoas que tenham o poder de despertar uma faísca em nós, impulsionando-nos a iniciar esse trabalho de cura e, assim, voltar para casa (Eu autêntico).

A Desconexão Interna

A desconexão gerada pelo trauma pode se manifestar de diferentes formas, causando um distanciamento emocional e uma sensação de perda de identidade como se nos tornassemos estranhos para nós mesmos. Essas partes fragmentadas precisam ser desconectadas para que consigamos sobreviver e proteger nossa psique, é um mecanismo de adaptação para proteger a vida.

Conectando as Partes Internas

O caminho de cura começa quando registramos essa desconexão e nos propomos a iniciar o processo de reconexão interna. Através da autoconsciência e do autoconhecimento, podemos buscar entender as partes fragmentadas de nós mesmos e, aos poucos, trazê-las de volta à nossa consciência. Isso pode envolver o trabalho com terapeutas, praticantes de cura ou mesmo a autoexploração.

O Poder das Pessoas

Às vezes, surgem pessoas em nossas vidas que têm o poder de acender uma faísca dentro de nós. São indivíduos que nos inspiram, que nos desafiam o olhar para dentro e iniciam o processo de cura. Podem ser amigos, familiares, mentores ou até mesmo desconhecidos que nos cruzam no caminho. Essas pessoas especiais nos mostram que é possível continuar e superar o sofrimento encontrando um caminho de cura.

A Jornada da Cura

Uma jornada de cura não é linear e pode ser desafiadora. É um processo que exige tempo, paciência e autocompaixão. O caminho de cura é dolorido, requer serenidade e confiança, é natural que enfrentemos resistências e momentos de desconforto emocional. No entanto, é importante lembrar que cada passo que damos em direção à cura é um passo em direção à nossa verdadeira identidade.

Voltando para Casa

Quando o processo de cura começa a florescer sentimos de forma mais vívida e profunda o pertencimento e uma sensação de voltar para casa, que é nosso Eu autêntico. Nesse estado, somos capazes de nos conectar mais facilmente com os outros, estabelecendo relacionamentos mais leves e saudáveis.

Conclusão

O trauma é uma realidade enfrentada por muitas pessoas em algum momento de suas vidas. No entanto, é possível iniciar o caminho de cura e reconexão interna. Através da conscientização, da autocompaixão e da busca por ajuda, podemos reconectar essas partes fragmentadas e, assim, vivermos uma vida mais plena. Às vezes, encontramos pessoas que nos inspiram nessa jornada, acendendo uma faísca dentro de nós. Lembre-se de que a cura é um processo individual em partes, precisamos do outro também, mas a escolha da mudança começa sempre conosco. Encontre o seu lugar de força através daquilo que fez você se sentir viva até hoje e encontre sua rede de pessoas saudáveis para te apoior na caminhada. Você não está só.

Tag Post :

Compartilhar:

Sons para a Alma

Nossa Playlist exclusiva para elevar o seu dia

Posts recentes

Categorias

Entre em contato para iniciar sua jornada para o Bem-Estar